Dicas WhatsApp

WhatsApp Business

Pinterest LinkedIn Tumblr

O WhatsApp Business é um excelente recurso para quem tem uma empresa de qualquer porte e que sabe que estar presente no app de mensagens instantâneas ajuda bastante no atendimento aos clientes.

Apesar de estar cada vez mais popular, ainda há muitos empresários e microempreendedores que não usam esse recurso e, por isso, o seu atendimento deixa de aparentar tanto profissionalismo.

A seguir, tudo a respeito desse app voltado somente às empresas.

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão um pouco diferente do WhatsApp comum, usado pelas pessoas para bater papo online. Isso porque ele tem funcionalidades que servem exclusivamente às empresas, facilitando o oferecimento de informações aos seus clientes.

Um ponto de semelhança com o WhatsApp comum é que se pode baixar no computador, no smartphone ou usar sem download no navegador.

Com o WhatsApp Business você pode automatizar respostas, fazer vendas, marketing, dar supporte e muito mais.

Sendo assim, se você tem uma empresa, independentemente do tamanho, e quer melhorar suas vendas e os serviços prestados, recomendamos utilizaro o WhatsApp Business.

WhatsApp Business, WhatsApp GB

Por que minha empresa deve usar o WhatsApp Business?

Muitos empreendedores ainda questionam se existe mesmo vantagem em usar o WhatsApp Business: afinal, o WhatsApp básico também serve para conversar com clientes e é bastante simples de usar.

No entanto, existem motivos comprovados para que se escolha o WhatsApp Business, como o fato de que os concorrentes também já adotaram esse app e, dessa forma, têm uma vantagem.

Uma das coisas que ajudam a atender de forma mais personalizada e organizada é que o Business tem um sistema de classificação que pode ser configurado pelo próprio usuário e que permite separar clientes de acordo com a sua prioridade. 

Mas um dos grandes diferenciais do WhatsApp Business são as APIs. Pra quem não sabe o que é, o termo API significa “Interfaces de Programas Aplicativos”, e nada mais é do que protocolos para facilitar as integrações automatizadas entre diferentes ferramentas. Como por exemplo integrar o seu WhatsApp com o Facebook, Instagram ou outros sistemas.

Como por exemplo, você pode criar um serie de perguntas como “qual o número do seu pedido”, “qual o produto comprado”, “deseja trocar ou cancelar”, etc. e ir guiando o seu cliente para a resposta que ele busca.

WhatsApp Business, WhatsApp GB

Quais as vantagens do WhatsApp Business?

Existem muitas vantagens que fazem com que usar o WhatsApp Business seja positivo para as empresas, como:

  •     Acesso a estatísticas – Saber como anda o volume de contato dos clientes, quando ele é maior e outros detalhes ajuda a nortear o trabalho da empresa e essa versão do app tem estatísticas disponíveis.
  •     Mais informações para os clientes – Em vez de ficar procurando no Google, por exemplo, sobre o endereço da empresa, os clientes podem abrir o perfil dela no WhatsApp Business e ver todos os detalhes.
  •     Categorias de clientes – Os clientes que são prioridade, os que têm determinada preferência, os que são frequentes e muitos outros podem ser separados por categorias.
  •     Mensagem automática – Para que os consumidores recebam esclarecimentos mesmo quando a empresa está fechada ou o empreendedor está ausente.
Leia também:  Como alterar tema do WhatsApp sem alterar root?

WhatsApp Business é um MOD?

Sabemos que muitos usuários do WhatsApp reclamam da falta de opções de personalização do aplicativo. E que essa insatisfação por parte dos usuários fez com que desenvolvedores tivessem a ideia de fazer algumas versões do app, mas que fossem altamente personalizáveis e que, finalmente, trouxessem aos internautas exatamente o que eles desejavam com relação ao app de mensagens.

Mas esse não é o caso do WhatsApp Business. Ele é um produto oficial do empresa Meta que é dona dos produtos WhatsApp, Facebook e Instagram.

Para quem não sabe o que é, o termo MOD vem de “modificação”, ou seja, é um software que permite que se mude algumas funções no app oficial. Se voc6e tiver interesse em aprender mais sobre MODs, ir para alguns dos nossos posts abixo e te explicaremos mais cada um deles. GB WhatsApp, WhatsApp Plus,  Yo WhatsApp,  FM WhatsApp,  GB WhatsApp Pro,  OG WhatsApp e o WhatsApp Aero.

O WhatsApp Business é pago?

A resposta para essa pergunta não é tão simples. Existem duas versões do WhatsApp Business. Sendo que uma é gratuita e a outra também é gratuita, mas pode sofrer cobranças de valores dependendo do volume de mensagens e do tempo de resposta da empresa.

Como mencionado acima, o assunto é complexo, mas vamos tentar resumir para vocês.

Se sua empresa é pequena ou tem um volume diario de menos de 1000 conversas mensais, então a plataforma é gratuita. Isso é uma boa notícia, pois a empresa pode utilizar de todos os beneficios e funcionalidades em nenhum custo.

Porém, se sua empresa é de medio e grande porte e tem um volume maior a 1000 conversas mensais você será cobrado. O WhatsApp também diferencia mensagens iniciadas pelos clientes e mensagens iniciadas pela empresa.

Para o caso de mensagens iniciadas pela empresa, essa terá um prazo de 24 horas de interação. Porém mensagens respondidas depois desse prazo serão cobradas.

Para maiores detalhes e precificação sugerimos que acessem o site oficial do WhatsApp Business.

Como migrar para o WhatsApp Business?

É importante dizer que o número de telefone que está cadastrado no WhatsApp comum não pode ser usado também para o WhatsApp Business. Dessa forma, será preciso que o empreendedor compre outro chip e que cada um fique destinado a uma versão do app de mensagens.

No entanto, não há necessidade de desinstalar um WhatsApp para instalar o outro: os dispositivos podem comportar as duas versões sem nenhuma dificuldade e mostrando que é bem prático fazer a migração para o Business.

WhatsApp Business x WhatsApp Business API

Dentre o Business, existe ainda a opção API, ou seja, é uma opção com tecnologia de inteligência artificial que pode ser programada para tirar dúvidas dos clientes.

Quase todo mundo já mandou uma mensagem para um perfil comercial e recebeu a instrução automática que estava programada e é justamente isso que o WhatsApp Business API proporciona.

Leia também:  Frases para Status de WhatsApp e outras redes sociais

Desse modo, até mesmo quando o empreendedor está descansando é possível manter contato com os clientes e sanar as dúvidas que poderiam impedi-los de comprar.

WhatsApp Business, WhatsApp GB

Conheça todas as versões do WhatsApp

Apesar de o WhatsApp ser conhecido mundialmente por causa da possibilidade de troca de mensagens instantaneamente, a verdade é que, conforme o número de usuários foi crescendo, a Meta também trouxe mais versões para ajudar ainda mais.

Além do WhatsApp básico e das duas opções de WhatsApp Business, também se encontra o WhatsApp para desktop, que é um software a ser instalado no PC ou notebook, e o WhatsApp Web, que também pode ser usado nesses dispositivos, mas sem precisar de download.

É claro que há os MOD do WhatsApp, fazendo com que o app tenha ainda mais versões, apesar de estas não serem oficiais. Uma delas é o WhatsApp Transparente, que faz com que as janelas de conversa fiquem translúcidas e não “tampem” o app que estava aberto anteriormente. 

Quais os tipos de contas comerciais existentes no WhatsApp?

Basicamente, as empresas que usam o WhatsApp Business podem escolher entre dois tipos de contas, de acordo com o tipo de atendimento que querem dar aos internautas.

A primeira é a conta chamada de oficial, que tem como principal diferencial um símbolo de check verde, bem parecido com o das contas de pessoas famosas no Instagram.

Muitos clientes, quando tratam por empresas via WhatsApp, dão preferência a esse tipo de conta porque sentem mais segurança.

O outro tipo de conta é a padrão, que também oferece muita segurança, mas tem um selo mais discreto de verificação, que pode nem ser visto de primeira pelos clientes.

Em ambos os casos, as empresas podem colocar os principais dados a seu respeito, como o horário de funcionamento e o endereço.

Como criar uma conta comercial que engaja clientes no WhatsApp

É claro que não é o bastante ter o WhatsApp Business instalado para que o contato com os clientes seja transformado: na realidade, os empresários precisam verificar a sua conduta e fazer modificações que chamem a atenção para o seu serviço.

Primeiramente, é claro, estar ciente das preferências e dos desejos do seu público-alvo é indispensável, inclusive para que a conta comercial no WhatsApp Business seja mais movimentada.

É fundamental ainda que as informações sobre a empresa fiquem muito claras, como telefone de contato, endereço físico, e-mail e horário de funcionamento.

Mostrar no site da empresa que existe uma conta comercial no WhatsApp acaba instigando os possíveis clientes a ir até essa conta para sanar suas dúvidas. Inclusive, muitos dão preferência por comprar pelo WhatsApp por causa da praticidade.

Whatsapp Business para computador

A forma de fazer com que o WhatsApp Business funcione no computador é, basicamente, a mesma usada por quem quer se conectar ao WhatsApp Web.

Basta clicar AQUI usando o PC ou notebook e, no smartphone, ir até a opção “Aparelhos conectados”, scaneando o QR Code que vai aparecer. Fazendo isso, todas as conversas do perfil comercial poderão ser vistas no computador também.

Leia também:  Play Store Pro

Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business

Mesmo para quem tiver começado agora a usar o WhatsApp Business, é algo muito fácil:

  •     Abra o menu, no canto superior direito
  •     Dê um clique em “Ferramentas comerciais”
  •     Selecione “Conversa”
  •     Escolha “mensagem de ausência” e “mensagem de saudação”
  •     Clique em “salvar”

Cabe dizer que dá até mesmo para escolher quais usuários poderão ver essas mensagens automáticas.

Como funciona?

O WhatsApp Business tem como finalidade permitir que os clientes e as empresas conversem e façam encomendas, tudo de forma prática.

O funcionamento dessa versão do WhatsApp é igual a do app comum, com as particularidades já citadas e que são voltadas exclusivamente a empresas.

Baixar WhatsApp Business

Para fazer o download, é só abrir a Google Play Store ou a Apple Store e pesquisar por WhatsApp Business. É muito importante conferir se o desenvolvedor é a Meta e, depois de ter certeza disso, clicar em “Baixar”.

Em alguns minutos, o atalho do app estará disponível na tela do smartphone e bastará começar a configuração do perfil comercial.

WhatsApp Business, WhatsApp GB

Como usar:

Basta colocar o telefone da empresa e configurar os seus dados de contato. Depois, deve-se atualizar a lista de contatos e, se for de desejo do empreendedor, configurar a mensagem automática.

A partir de então, o funcionamento será, basicamente, como o do WhatsApp comum e os clientes, com certeza, não terão dificuldades em mandar mensagem.

Como configurar:

O primeiro passo é concordar com os termos exibidos pela Meta e, depois disso, é necessário:

  •     Verificar se o número de telefone do WhatsApp Business é aquele mesmo
  •     Dar permissão para que os contatos consigam visualizar a foto de perfil
  •     Selecionar “Conhecer” e colocar todos os dados que apresentam a empresa, como o seu horário de funcionamento
  •     No menu, é possível definir papéis de parede, mensagens de ausência e de saudação

Como instalar:

Na verdade, o próprio aparelho faz a instalação sozinho: basta clicar em “Baixar”, ao localizar o WhatsApp Business na Play Store ou na Apple Store, e aguardar pelo processo.

Assim que o atalho do app estiver na tela do smartphone, ele já estará instalado e será possível começar a sua configuração e o seu uso. 

Qual a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business?

A principal diferença é que o WhatsApp Business permite colocar muito mais informações sobre a empresa, além de oferecer ferramentas para organizar o atendimento aos clientes que entram em contato.

Como configurar mensagem automática

As mensagens automáticas, no app, são identificadas como mensagens de ausência ou mensagens de saudação e é possível configurar ambas ou apenas uma delas, tomando cuidado com a quantidade de caracteres.

Confira abaixo detalhes dos MODs mais populares do WhatsApp:

    1. GB WhatsApp
    2. WhatsApp Plus
    3. YoWhatsApp
    4. FM WhatsApp
    5. WhatsApp Aero
    6. GBWhatsApp Pro
    7. WhatsApp Transparente
    8. Delta WhatsApp
    9. OG WhatsApp

Para ficar antenado em tudo sobre WhatsApp acompanhe nosso site: https://dicaszap.com

Write A Comment